5 Pilares do DHO

Descrição do post.

Dayane Paiva

3/28/20232 min read

Aqui na HumanaMente DHO entendemos que a área tem 5 grandes pilares, um complementa o trabalho do outro e é importante para uma gestão de resultados cuidar de todos!

  • Atrair

    o   Ter a cultura e objetivos da empresa bem definidos: é fundamental para que os colaboradores da empresa saibam onde ela quer chegar;
    o   Investir em "employer branding": a divulgação da cultura e os valores praticados no dia-a-dia com os colaboradores são responsáveis por criar uma visão positiva; 
    o   Ter clareza sobre o perfil desejado: o perfil do profissional deve estar alinhado com os objetivos e valores da empresa;
    o   Contratar com base nas qualificações e comportamentos: se a empresa deseja bons resultados, precisa traçar as competências técnicas e comportamentais, desejáveis para executar determinada tarefa;

  • Desenvolver

        o   Oferecer oportunidades de treinamentos: que além de capacitar os colaboradores, serve de valorização para que os profissionais sintam que a empresa está interessada no seu desenvolvimento pessoal;
           o   Mostrar interesse no desenvolvimento dos colaboradores: as fases de crescimento devem ser acompanhadas, com feedbacks positivos e construtivos.
        o    Ofertar Salário Intelectual: possibilita aos colaboradores aperfeiçoarem suas técnicas, atendendo suas expectativas de autodesenvolvimento, ao mesmo tempo que utiliza seu conhecimento para realização de novos projetos, retornando o investimento ao próprio negócio.
            o   Elaborar a trilha do conhecimento de cada área: trazendo conteúdos que de fato contribuirão para a entrega de serviços de qualidade, em curto espeço de tempo.

  • Reconhecer
       o   A Ferramenta 20.70.10: recompensar os 20% melhores; manter e impulsionar os 70% que estão na média; afastar os 10% que respondem abaixo do esperado.
       o   Avaliação de Desempenho: é realizada com objetivo de mensurar os resultados da performance de um profissional ou de uma equipe dentro da empresa.
       o   PDI- Plano de Desenvolvimento Individual: com o intuito de ajudar esse profissional a trabalhar melhor os seus pontos fracos e reconhecer seus pontos fortes, para o alcance de maiores e melhores resultados,
       o   Gestão de talentos: torná-los multiplicadores da cultura organizacional e sejam valorizados.

  • Recompensar
      o   Meritocracia: independente do tempo de empresa, ser reconhecidos pelos resultados, através principalmente da sua avaliação de desempenho.
      o   Tempo de casa: inserir na política de DHO, o valor ou premiações que serão destinadas aos colaboradores com um, ou mais anos de empresa, para estimular a se verem naquela posição de honraria.
      o   Destaques do mês: reconhecer o colaborador que se compromete com os objetivos estratégicos de maneira a gerar resultados acima do esperado.
      o   Trabalho em equipe: incentivar uma competição saudável entre as equipes, com metas SMART, regras claras e retorno garantido ao baterem as metas.

  • Cativar
    o   Investir em treinamentos;
    o   Escutar os seus colaboradores;
    o  Oferecer oportunidades únicas;
    o   Investir em comunicação interna;
    o  Dar mais autonomia;
    o   Investir na qualidade de vida dos colaboradores;
    o  Investir na sua marca empregadora;
    o  Criar um plano de carreira;
    o  Estabelecer uma relação de confiança;
    o  Criar um ambiente de trabalho favorável;
    o  Criar uma cultura de feedback.